#07. Pero cantigas de loor fiz:
Lirismo e misticismo nas canções de Afonso X

I

Loar devemos a que sempre fas ben (CSM 170)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 162r (séc. XIII)

E quen a non loara (CSM 220)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 201v

Dized ai trobadores (CSM 260)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 235v.

 

II

Des oge mais (CSM 1)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 29r.

Deus te salve, groriosa (CSM 40)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 62v

Non deve null’ome desto per ren dultar (CSM 50)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 71v

 

III

Porque trovar é cousa en que jaz entendimiento (Prologo)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 28v

Muito per dev’a reynna (CSM 310)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 276v

Todos con alegria (CSM 270)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 243v

Loemos muit’ a Virgen (CSM 370)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 333r

 

IV

A santa Maria dadas sejan loores (CSM 140)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 140v

Virgen madre groriosa (CSM 340)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 304v

Entre Ave e Eva (CSM 60)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 79v

2023_CSM 8 Ms T

As cantigas de Santa Maria são uma coleção de mais de 400 canções dedicadas à Virgem Maria, compostas e recolhidas na corte de Afonso X durante a segunda metade do século XIII. Embora a maioria destas canções sejam narrativas - que contam milagres realizados pela Virgem Maria por todo o mundo - há na coleção um pequeno mas precioso grupo de peças que são puramente líricas. Estas peças, conhecidas como Cantigas de Loor, louvam a Virgem ou referem-se a festividades marianas. Os seus textos são profundos e, em alguns casos, místicos, apresentando uma reflexão sobre a natureza da Virgem Maria, a sua ligação aos fiéis (e ao próprio rei) e o poder dos seus milagres. Neste programa, o ensemble Na Rota do Peregrino apresenta estas peças líricas transmitindo o seu contexto festivo, pessoal e místico com recurso à reconstrução de instrumentos medievais.

VII Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima "Caminho Português de Santiago"
Residência Artística VII | Dezembro 2023

O VII Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima "Caminho Português de Santiago" é um projeto artístico pioneiro em Portugal, que procura impulsionar o tecido artístico nacional em parceria com o tecido artístico transnacional, através da criação de um Encontro Anual para o trabalho de reconstrução musical do repertório medieval. Tem como duplo objectivo, a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais e do património tangível histórico.
Depois do sucesso das primeiras edições, que viram nascer o “Na Rota do Peregrino” Ensemble, a 7ª Edição reuniu 7 músicos profissionais de Portugal e Espanha, estreando um novo programa “Pero cantigas de loor fiz: Lirismo e misticismo nas canções de Alfonso X". A residência artística de criação teve lugar entre 19 e 22 de dezembro de 2023 e o resultado foi um concerto único, dia 22 de dezembro, na Igreja dos Terceiros de Ponte de Lima, para celebrar o período da Natividade.

Daniela Tomaz

VII Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima
"Caminho Português de Santiago"

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Depois do sucesso das primeiras edições, que viram nascer o “Na Rota do Peregrino” Ensemble, a 7ª Edição reuniu 7 músicos profissionais de Portugal e Espanha, estreando um novo programa “Pero cantigas de loor fiz: Lirismo e misticismo nas canções de Alfonso X". A residência artística de criação teve lugar entre 19 e 22 de dezembro de 2023 e o resultado foi um concerto único, dia 22 de dezembro, na Igreja dos Terceiros de Ponte de Lima, para celebrar o período da Natividade.

Daniela Tomaz