#02. Na Rota das Cantigas de Santa Maria em Portugal

I

Pois que dos Reis (CSM 424), 
Alfonso X, Biblioteca Nacional de Madrid Ms 10069, fol. 145r

A que nos guarda (CSM 275)
Alfonso X, Escorial J.b.2, fol. 275r


II
O que en coita de morte (CSM 245) ibidem
Alfonso X, Escorial J.b.2, fol. 222r

A de que Deus (CSM 267)
Alfonso X, Escorial J.b.2, fol. 241r

Ben pode seguramente (CSM 271)
Alfonso X, Escorial J.b.2, fol. 244r


III
Quen ouver na Groriosa (CSM 222)
Alfonso X, Escorial J.b.2, fol. 203r


Par Deus, non e mui sen guisa (CSM 314)
Alfonso X, Escorial J.b.2, fol. 280r

 

IV
Nembresette, Madre de Deus (CSM 421) 
Alfonso X, Escorial J.b.2, fol. 11r

Se ben ena Virgen fiar (csm 237)
Alfonso X, Escorial J.b.2, fol. 215r

2018_PoisquedosReys_Cantiga-Santa-Maria

As Cantigas de Santa Maria são uma coleção de mais de 400 canções monódicas, compostas e compiladas na segunda metade do século XIII na corte do Rei Alfonso X “el Sabio”.
Os textos destas composições estão escritos em Galaico-Português e narram diferentes milagres realizados pela Virgem Maria pelo mundo. Entre elas, aparece um grupo de obras que descrevem milagres que aconteceram em diversos lugares de Portugal.

Neste programa, o Ensemble Na Rota do Peregrino explorará e interpretará este reportório dentro do contexto das fontes musicais primárias e dentro do clima social, religioso e político deste período histórico.

Maurício Molina

II Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima
"Caminho Português de Santiago"

Residência Artística II | Dezembro 2018

O II Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima "Caminho Português de Santiago" é um projeto artístico pioneiro em Portugal, que procura impulsionar o tecido artístico nacional em parceria com o tecido artístico transnacional, através da criação de um Encontro Anual para o trabalho de reconstrução musical do repertório medieval galaico-português. Tem como duplo objectivo, a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais e do património românico, que é o cenário da formosa Igreja Matriz de Ponte de Lima.

Depois do sucesso da 1.ª Edição, que viu nascer o Ensemble “Na Rota do Peregrino”, o II Encontro teve lugar entre 18 e 21 de Dezembro de 2018 em Ponte de Lima, e reuniu 12 músicos profissionais de Portugal, Espanha, República Checa e Estados Unidos da América, sob direção musical de Maurício Molina (City University of New York) e direção geral de Daniela Tomaz (Ensemble Med), com parceria do Departamento de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O resultado foi um concerto único, dia 21 de Dezembro pelas 21h30, na medieval Igreja Matriz de Ponte de Lima, para celebrar o período da Natividade.

Daniela Tomaz