MAURICIO MOLINA | direcão artística, adufe, pandeiro e nakara
O Dr. Mauricio Molina é musicólogo, organólogo e intérprete de música medieval dedicado ao estudo e reconstrução de música composta entre 900 e 1300. É Mestre em Performance Música Antiga pela Mannes College of Music (Nova Iorque) e Doutorado em Musicologia Histórica pelo Centro de Pós-Graduação da City University of New York.
Mauricio é fundador, director e professor do Programa Universitário Especialista em Investigação e Performance de Música Medieval na Universidade de Lérida e do Curso Internacional de Performance de Música Medieval em Besalú (MMB), Catalunha. Também ensina antropologia musical, arte medieval (cristã e islâmica) e religiões abrâamicas no Institute for American Universities - American College of the Mediterranean e no consórcio universitário americano IES Abroad Barcelona. Foi professor de Música Medieval na Universidade de Bridgeport (Connecticut, EUA); professor visitante no Centre International de Musiques Médiévales da Universidade Paul Valéry de Montpellier; e professor no Master in Historical Performance da ESMUC (Escola Superior de Música de Catalunya) e no Master in Musicology da Universitat Autònoma de Barcelona.
Mauricio é também membro do Grupo Consolidado de Investigação de Estudos Medievais da Universidade de Lérida; do grupo de investigação "Música y Mujeres: Estudios de género" (Sociedade Espanhola de Musicologia); e consultor de musicologia para o projecto "Ioculator seu mimus" (Conselho Europeu de Investigação - Universidade de Barcelona).
Mauricio é autor de vários artigos científicos sobre música medieval, performance histórica, organologia, iconografia musical e estudos de género. Em 2010 publicou Frame Drum in the Medieval Iberian Peninsula (Reichenberger), um livro que recebeu o Prémio Nicholas Besseraboff da American Musical Instrument Society como a obra de organologia mais distinta de 2010. Os seus próximos livros "Monodic Song in the Medieval West (850-1200)" e "Medieval Song and its Performance" serão publicados pelas edições Dairea (2022) e Routledge. Mauricio é também director dos conjuntos musicais medievais Magister Petrus e Ars memorie, e director artístico de Na Rota do Peregrino.
DANIELA TOMAZ | Direção, flauta travessa, adufe e sinos pitagóricos
Inicia os seus estudos musicais em 1990 no Conservatório Regional de Gaia como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2008 prossegue com os estudos musicais no Departamento de Música Antiga da Hogeschool voor de Kunsten Utrecht (HKU), Países Baixos, sob orientação de Heiko ter Schegget em Flauta de bisel e Wilbert Hazelzet em Traverso, graduando-se em Abril de 2012 Cum Laude.
Dirige e interpreta, desde 2017, (n)os Encontros de Música Medieval de Ponte de Lima, com apoio do Município de Ponte de Lima, Direção Regional de Cultura do Norte e Fundação GDA, assim como os projectos de música historicamente informada Ensemble Med e Na Rota do Peregrino, com atuações em Portugal, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Geórgia, México e Portugal.
Membro fundador d'O Corvo e a Raposa Ass. Cultural, desde 2017, com quem dirige e promove projetos culturais com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, do Algarve e Direção Geral das Artes.
É também diretora Artística do Salva a Terra Eco Festival (Idanha-a-Nova) e co-diretora artística Dias da Percussão Portimão e VENTANIA Festival de Artes Performativas do Barlavento.
De 2012 a Março 2018, desenvolve actividade de Direção Artística na Academia da Música de Lagos, coordenando vários projetos, e.g. Ciclo de Música Antiga Sons Antigos a Sul (2015-2017), “Tales from the Sea”: Pegada Cultural – Early Steps (2015-2016), e Festival Int. Percussão (2013-2018), assim como as candidaturas aos programas CRESC ALGARVE2020 (2017-2019), Apoio Sustentado DGArtes (2018/2021), entre outras.
É também licenciada em Arquitectura pela Universidade do Porto desde 2005, tendo escrito a sua tese final “Arquitectura e Acústica: o Espaço Sinestético”, do qual obteve 19 valores. É consultora do Município de Famalicão desde Julho 2018 e Ginasiano Escola de Dança / Kale Companhia de Dança / Armazém22 desde 2019.
peregrinos 2023
Daniela Tomaz | direção, traverso e percussão
Joana Godinho | mezzo soprano
Enrique Pastor Morales | tenor, cítola
Thiago Vaz Cruvinel | tenor
Filipa Meneses | fídula medieval
Carme Mampel | órgão portativo
peregrinos 2022
Mauricio Molina | direção artística, pandeiro, adufe, timbale, berimbau de boca
Daniela Tomaz | direção, flauta travessa, sinos
Joana Godinho | mezzo-soprano
Thiago Vaz | tenor
Carlos Meireles | barítono
Filipa Meneses | vielle
Enrique Pastor | cítola
Carme Mampel | órgão portativo
peregrinos 2021
Maurício Molina | diretor artístico e percussão
Daniela Tomaz | direção geral, traverso e percussão
Joana Godinho | mezzo soprano
Maria Bayley | soprano, harpa
Enrique Pastor Morales | tenor, cítola
Jorge Luís Castro | Barítono
Thiago Vaz Cruvinel | tenor
Esin Yardimli | fídula medieval
Carme Mampel | órgão portativo
peregrinos 2020
Maurício Molina | diretor artístico e percussão
Daniela Tomaz | direção geral, traverso e percussão
Mariana Fabião | mezzo soprano
Joana Godinho | mezzo soprano
Enrique Pastor | tenor, cítola
Thiago Vaz Cruvinel | tenor
Jorge Luís Castro | barítono
Juliette Primrose | fídula medieval
Carme Mampel | órgão portativo
peregrinos 2019
Maurício Molina | diretor artístico e percussão
Daniela Tomaz | direção geral, traverso e percussão
Jasmina Črnčič | mezzo soprano, Rainha
Jorge Luis Castro | tenor, Rei Belhazaar
Enrique Morales | barítono, cítola
Virginia Gonzalo | harpa, Conselheira
Thiago Cruvinel | tenor, coro
Raúl Lacilla Crespo | gaitas de fole e flautas de pan
Anja Kolarič | fídula
Carme Juncadella | Órgão portativo
peregrinos 2018
Maurício Molina | diretor artístico e percussão
Daniela Tomaz | direção geral, traverso e percussão
Lucía Martín | soprano
Eunice d’Aguiar | soprano
Jasmina Črnčič | mezzo soprano
Joana Godinho | mezzo soprano
Carlos Meireles | tenor
José Carlos Mateus | tenor
Jorge Castro | barítono
Isabella Shaw | mezzosoprano e harpa
Maria de Mingo | cítola
Jakub Michl | viela/fídula
Carme Juncadella | orgão portativo
peregrinos 2017
Maurício Molina | diretor artístico e percussão
Daniela Tomaz | direção geral, traverso e percussão
Lucia Martin-Maestro | soprano
Yenisey Gomez | mezzo soprano
Carlos Meireles | tenor
Isabella Shaw | canto e harpa
Maria de Mingo | cítola
Jakub Michl | fídula
Carme Juncadella | organetto
Josafat Larios | percussão