#05. Trovadores e Menestréis nas Cantigas de Santa Maria

I

A Virgen Santa Maria (Cantiga de Santa Maria 8 Alfonso X (1221-1284)
El Escorial Ms. J.b.2, fols. 28v, 37v.

Quanto me creveren loaran (CSM 120)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 125r.

Dized, ai, trobadores (CSM 260)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 235v (13th century)
 
 
II

“Quen boa dona querrá” (CSM 160), ibidem

Fidelium sonnet vox sobria
Anonymous, Biblioteca Medicea Laurenziana Ms. Pluteo 29.1, fol. 465r /

Maldito seja (CSM 290)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 260r.
 
 
III
Los sete does (CSM 418) / A Madre do que livrou (CSM 4) / Santa Maria amar (CSM 7)
El Escorial Ms. J.b.2, fols. 7v, 31v, 36v.
 
IV

Virgen madre groriosa (CSM 340)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 304v.

Des oge mais (CSM 1)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 29r.

Entre Ave e Eva (CSM 60)
El Escorial Ms. J.b.2, fol. 79v.

ImagemNrdP_Alterada2023

No programa Trovadores e Menestréis nas Cantigas de Santa Maria, o ensemble português de música medieval Na Rota do Peregrino explora uma coleção de Cantigas de Santa Maria que estão diretamente relacionadas com os repertórios troubadour-trouvère e canções em latim.

As Cantigas de Santa Maria (CSM) são uma coleção de mais de quatrocentas canções monofónicas em galaico-português, compostas e compiladas em Castela na corte do Rei Afonso X "O Sábio" (1252-1284). A coleção completa apresenta-nos dois tipos de cantigas: canções com textos narrativos que relatam milagres realizados pela Virgem Maria pelo mundo conhecido, e canções líricas utilizadas para rezar e comunicar a devoção pessoal e pensamentos mais íntimos. Dentro das cantigas de tipo lírico encontramos a voz insistente de Afonso X, apresentando-se como trovador e adorando a Virgem Maria com a linguagem do amor cortês. O programa desta noite explora as Cantigas de Santa Maria como canções de amor trovadorescas terrenas, que, potencialmente, através da performance musical, poderiam abrir a porta ao amor divino.

V Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima
"Caminho Português de Santiago"

Residência Artística V | Dezembro 2021

O V Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima "Caminho Português de Santiago" é um projeto artístico pioneiro em Portugal, que procura impulsionar o tecido artístico nacional em parceria com o tecido artístico transnacional, através da criação de um Encontro Anual para o trabalho de reconstrução musical do repertório medieval. Tem como duplo objectivo, a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais e do património românico, que é o cenário da formosa Igreja Matriz de Ponte de Lima.

Depois do sucesso das primeiras edições, que viram nascer o “Na Rota do Peregrino” Ensemble, a V Edição reuniu 9 músicos profissionais de Portugal, Espanha e Turquia, estreando um novo programa “Peregrinos e Trovadores”. A residência artística de criação teve lugar entre 14 e 17 de Dezembro de 2021 e o resultado foi um concerto único, dia 17 de Dezembro pelas 21h30, na medieval Igreja Matriz de Ponte de Lima, para celebrar o período da Natividade.

Daniela Tomaz